domingo, 30 de agosto de 2020

"Os 100 anos da dona Amene"






 Neste dia 31 de agosto de 2020, nossa querida comerciante Amene Uba está completando 100 anos de idade.



Passar algumas horas conversando na loja da dona Amene Uba, é o mesmo que entrar numa aula de história, onde ficamos conhecendo um pouco mais sobre a nossa cidade.Hoje, aos 100 anos, dona Amene é sem dúvida a mais antiga comerciante tresbarrense em atividade(Foto: Amene Uba)


Dona Amene nos conta que começou muito cedo a trabalhar no comércio auxiliando seus pais José e Happe Uba.Aos 12 anos , acompanhou sua tia Raja numa viagem ao Líbano.Ficou quase um ano naquele país.Com saudades, ela recorda da viagem de navio, que durou vinte e oito dias.
         Testemunha ocular dos vários momentos da nossa história, ela conviveu com o pessoal da Lumber, os tempos áureos do trem e da erva-mate, viu Três Barras se tornar município e o desenvolvimento do mesmo, até os dias de hoje. (Foto: Melissa e José).

No ano de 2008 foi homenageada com o título de Cidadã Honorária.
A respeito do movimento do comércio local, ela concorda que hoje, os melhores pontos comerciais estão próximos da fábrica de papel da West Rock (antiga Rigesa) ou seja:no quilômetro dois.Isso, diz ela, se deve ao esvaziamento do Campo Militar.Pois, as famílias que ali residiam, movimentavam o comércio da vila.
     Além de comerciante, dona Amene exerceu durante anos o ofício de costureira, tendo inclusive costurado vários vestidos de noiva.
       Dos tempos da sua mocidade, recorda dos bailes que aconteciam no Clube Entre Rios, Sociedade União Operária e no Cassino da Lumber.
Eram bailes muito elegantes.Tinha o baile da primavera, o baile da pelúcia e os bailes de São João, onde todos tinham que se vestir tipicamente.
       Através da sua simpatia, dona Amene se tornou uma tia muito querida pelos seus sobrinhos e os amigos da comunidade.
          Deixamos aqui a nossa homenagem à essa querida tresbarrense, na passagem do seu centenário.Parabéns dona Amene.


Nenhum comentário: