sábado, 27 de janeiro de 2024

"Os 63 anos de Três Barras".

 


Foi nos idos de 23 de janeiro de 1961, que Três Barras passou a município. Agora em 2024, está completando 63 anos da sua emancipação política.

     Era desejo do governador da época, Heriberto Hulse, nomear Cyríaco Felício de Souza como o primeiro prefeito de Três Barras. Pois o mesmo era líder do "Grupo dos 11" e muito havia batalhado para que o distrito se tornasse mais um município a compor o Estado de Santa Catarina.

    Porém, o grande líder se encontrava muito doente e por isso, quem assumiu o cargo foi seu genro Emiliano Uba e logo em seguida, seu filho José Felício de Souza (Juca). Anteriormente, a localidade teve muitas histórias que compreendem a chegada das famílias pioneiras (os Pachecos e os Cordeiros) em grande parte vindos da Lapa - PR, a instalação da grande Serraria Lumber, a ferrovia, etc.

    Tendo nascido em 1960, conheci uma Três Barras com dois mil habitantes, uma cidade encantada, onde todos se conheciam e frequentavam a mesma escola: o Grupo Escolar "General Osório". Nas tardes de domingo, a área do CIMH (antiga Lumber) era onde se concentrava toda a diversão da cidade (cinema, estádio de futebol, parque infantil e salão para domingueiras).Havia uma forte amizade entre os militares e a comunidade local.



   Gostava muito de passear pelos becos que cortavam o centro da cidade. Eram caminhos longos, cujos fundos das casas davam para os becos. Nos meses de verão, todas as casas tinham em seus quintais, infinito milharal e junto do mesmo, rastejantes, melancias e abóboras. Para mim tinha um certo encanto ir passeando pelos becos ladeados de milharais. Também haviam galinheiros com frangos, patos, gansos e marrecos. Coisas que não existem mais.



   Os Clubes Operário e Entre Rios proporcionaram muitos bailes, danças de carnaval, e outros eventos mais. Era uma época saudável e muito familiar.

   No antigo Hotel América, nos anos 60 já chamado de Hotel e Bar Tupã, havia uma sorveteria. Que delícia sentar ali para tomar um sorvete e já ficar sabendo qual seria o cartaz do filme de domingo. Pois os cartazes do cinema eram pregados num grande quadro de madeira, que ficava exposto diante do hotel. 

Cinema do CIMH

    Veio o progresso, trouxe fábricas e muitos empregos. Puseram no chão o pavilhão do futebol, os clubes recreativos, o cinema também desabou por falta de cuidados e hoje somos uma cidade muito carente na parte de entretenimento.



    Haveria tantas coisas mais para contar, mas vou ficando por aqui, deixando um pouco para uma nova ocasião. (José Fco. de Souza)

Nenhum comentário: