sexta-feira, 19 de agosto de 2022

"Nos caminhos de São João Maria"

     Lapa (PR), cidade histórica e mística, berço de batalha e de muitas lendas sobre os monges que lá viveram. Conta-se que na cidade da Lapa passaram três homens que se diziam monges, cada um ao seu modo, pregando a doutrina cristã.

            O primeiro homem santo, como eram chamados pelo povo simples, surgiu na Lapa em 1847. Definido como um eremita, o monge benzia, realizava curas com ervas medicinais, batizava e previa o futuro. Sua fama se espalho por toda a região e logo o povo o batizou de monge milagreiro, mais conhecido como são João Maria.

            Mais tarde, outros dois monges vieram e desde então, tornaram-se conhecidos por quase toda a Região Sul do Brasil. José Maria, o terceiro monge se fez presente durante o conflito do Contestado (1912-1916).



Desde o ano de 2007, o ator tresbarrense (Agostinho Kryszyszyn) passou a intrepretar São João Maria em encenações teatrais a convite das Universidades, da Prefeitura Municipal e das demais escolas locais. Formado em Artes, através da UNC- Canoinhas, Agostinho, além de excelente desenhista, é também um grande ator. Sabe interpretar, tem boa voz e consegue prender a atenção do público.

A antiga Estação Ferroviária (atual Museu Municipal) tem sido palco das apresentações do monge João Maria na cidade de Três Barras - SC. Nessa plataforma, ele já se apresentou por várias vezes, sendo muito aplaudido pelo público.



Na capela do IBAMA, após uma apresentação teatral em plena floresta.


Num camarim de um teatro, enquanto se preparava para interpretar o monge.


                                             Esta encenação foi realizada pela professora Luciane Schutt, e os alunos       do curso de magistério através da  EEB "Colombo Machado Salles".
      
Agostinho, é uma pessoa de muito talento e que merece ser  valorizado.
             Nesta foto: Agostinho em Florianópolis.


         No ano de 2010 durante a semana nacional do museu, juntamente com os alunos da EEB "General Osório", sua interpretação do monge emocionou muitas pessoas.

FOTO: Helen, José, Agostinho e Aline.


FOTO: Alunos da EEB General Osório juntamente com Agostinho.

FOTO: Maria-fumaça chegando ao final da apresentação.


Nenhum comentário: