Três Barras já conta com vários autores na literatura.
Seja na ficção, história, poesia ou memórias, a cidade cresce culturalmente cada vez que uma nova obra é publicada.Mas, se você acha difícil publicar um livro, saiba que mais difícil é vender. Por parte do município não há apoio.Tentativas esparsas de professores de literatura numa ou outra escola, costumam levar os autores até as salas de aula, para que se tornem conhecidos.Fora isso, o município por sua vez pouco faz ou nada faz em favor desses autores.Destaco aqui:
* Jorge de Souza, com o livro de memórias "Casa Brasileira", onde nos conta sobre como era a Três Barras de ontem e a convivência com a maior serraria da América do Sul, a empresa Lumber.Um livro que merece ser lido por todos que desejam conhecer um pouco mais da história tresbarrense, com detalhes que só o próprio autor conviveu.
* Giseli Corrêa, surgiu na literatura tresbarrense com uma obra de ficção na área do infanto-juvenil.Um livro muito apreciado pelos estudantes, "Descobrindo Ariete", encantou muita gente. .
* Francisco Vitoski, um autor de muito talento, cujas obras "Flor de lis" e "Legião dos inconformados", despertou a atenção dos leitores.
* Matilde Olsen, creio que foi a primeira autora a publicar um livro em Três Barras, lançando em 2003 "Sementes de Girassol". Mais tarde, publicou um menor, mas de interesse no que se refere ao tema "Contestado" de 2012, seu livro "A cultura que permanece no contestado e trabalho".
* Andréas Carlos Costenaro, um jovem autor que entrou para o meio literário com um livro de poesias. "Uma observação " , lançado em 2012, foi apreciado por muitos leitores.Reunindo 5 poemas, o autor expressa seus sentimentos abordando temas diversos.
Soeli Regina Lima, professora de história, autora que já havia publicado algumas obras de conteúdos históricos.Em Três Barras publicou por o livro "A trajetória do poder legislativo tresbarrense' e "Contestado em sala de aula", em conjunto com Marli Antunes, no ano de 2010.Em União da Vitória - PR, publicou "Memórias que cantam e encantam: Coral Universitário Fafi", em 2011.
"Contos e crônicas de Três Barras" (2017) de autoria de José Francisco de Souza, reúne vários causos e lendas que eram contadas pelos moradores mais antigos da cidade .Entre o real e o imaginário, há algumas passagens históricas bem interessantes.
Esses são alguns dos autores tresbarrenses, cujas obras merecem ser mais apreciadas e mais conhecidas do público local. Há uma grande propaganda por parte da imprensa com relação a investimentos na Cultura, mas que na verdade não passa de fachada.Só mesmo o autor é que sabe quais são os custos para editar um livro e as dificuldades para retirar aquilo que investiu.O resto é tudo papo furado, conversa fiada e demagogia.Ninguém financia ninguém.Quer escrever um livro?
2 comentários:
Creio que dos autores tresbarrenses, li todos os livros publicados, bem como, possuo um acervo especial em minha biblioteca para eles. Salvaguardo que 4 obras não possuo. 1 do caríssimo professor José ( de história infantil da década de 90), 1 do senhor Francisco Vitoski (sobre a Eco-92) e 2 da professora Sueli ( A Guerra do Contestado em sala de aula / Memórias que cantam e encantam). Demais autores tresbarrenses desconheço! Aceito sugestões e dicas de outros autores tresbarrenses
Conhece o Mercado Bruda em Três Barras? Procure uma loja dentro do mercado, que lá estão à venda 2 livros de um autor tresbarrense.
Abraços.
Prof. Zé
Postar um comentário