segunda-feira, 17 de março de 2014

"A Três Barras de ontem e de hoje".

     Dias atrás, assistindo a um antigo filme produzido pelos Estúdios Disney em 1966, me senti como se estivesse vivendo na antiga Três Barras dos anos 60. O filme "Nunca é tarde para amar", tem sua história centrada num Grupo de Escoteiros, numa pequena cidade norte-americana.A história começa lá nos anos 30 e chega até os anos 60.O filme retrata bem o que eram as cidades interioranas, naquela época.
     Em Três Barras também houveram Grupos de Escoteiros: "Tiradentes", comandado por Jucy Varella e mais tarde, outro grupo sob os cuidados de Víctor João Braz (Pinene).Tudo o que o filme nos mostra, aconteceu igual, aqui na nossa cidade.O elenco é formado por Fred MacMurray e Vera Miles, tendo a preciosa participação de Kurt Russel, ainda garoto.É um filme muito bonito, o qual todos os escoteiros deveriam assistir.Enfim, é o filme dos escoteiros.


 Filme: "Nunca é tarde para amar" (1966).
 O chefe escoteiro.


Kurt Russel, o garoto rebelde. 

A vida mostrada nesse filme, era bem parecida com o que vivemos e presenciamos na nossa pacata Três Barras dos anos 60 e 70.Tempinho bom, dos amigos, da simplicidade e de uma época em que o pouco  tínhamos era de grande valor.

           Relembramos aqui a travessia entre Três Barras e o Estado do Paraná através do rio negro, que durante muitos anos era feita pela balsa.Para atravessar o rio, pagava-se um certo valor.Para pessoas era um preço, para carros e carroças era outro e para caminhões de carga, era bem mais caro o transporte da balsa.

Foto: Balsa que pertenceu a Firmino Pacheco.

    A inauguração da ponte só aconteceu em 26 de outubro de 1969, durante o governo do prefeito Pedro Merhy Seleme.No estado de Santa Catarina o governador era Ivo Silveira e no Paraná era Paulo Pimentel.Ambos governadores estiveram presentes na solenidade.
Foto: Prefeito de São Mateus do Sul e Paulo Pimentel (à esquerda). Prefeito Pedro Merhy Seleme e Ivo Silveira (à direita).

        Do Grupo Escolar "General Osório" saiu um desfile cívico em direção à ponte para prestigiar o ato de inauguração de uma obra tão anseada pelos tresbarrenses.

Foto: Almoço no campo de futebol da Rigesa (fundos da rua XV de novembro).

      Por ser uma data festiva, o prefeito ofereceu um almoço a todos os tresbarrenses, no campo de futebol da Rigesa.Para chegar até esse campo, atravessávamos uma pequena ponte de madeira sobre o riozinho.

Foto: Ponte ligando Três Barras ao estado do Paraná (49 anos de existência).

A juventude dos anos 70 reunida na Sociedade União Operária.

...E na Três Barras de 1965:




Bodas de ouro: Dia 7 de abril próximo, quarta-feira, viverá a vizinha cidade de Três Barras um de seus grandes dias, com a comemoração das Bodas de Ouro do casal sr. Victorino Genésio Ferreira e dona Lilia Fontana Ferreira. Entre a alegria e satisfação de seus filhos, neto, parentes e amigos, o casal, sr. Vitoca e dona Lílía, como são conhecidos na intimidade, viverá a expressiva data. O sr. Vitoca, veio mocinho ainda para Canoinhas, procedente de Rio Negro, empregando-se como varredor na ex-poderosa empresa, Southern Brazil Lumber &' Cal. Company, terminando como chefe do escritório da grande serraria, a maior da América, na época.

Viveu os grandes dias do importante empreendimento, o seu fausto e apogeu, a sua impressionante produção e a lufa, lufe de seus 3.000 empregados, como assistiu, também, o seu debacle após a incorporação. Hoje, aposentado, após mais de 30 anos de labor, reside ainda em Três Barras, onde sua esposa, dona Lilia, se dedica exclusivamente a obras religiosas e de assistência social. Possui o venerando casal, os seguintes filhos: Dr. Romeu Ferreira, falecido, casado com dona Leony Zaniolo Ferreira; dona Julieta Ferreira Figueiredo, casada com o sr, Vidal Figueiredo, Fiscal da Fazenda em Maringá; dona Ninfa Ferreira Oliveira, casada com o médico Dr. Fernando Osvaldo de Oliveira, residente em Florianópolis e dona Cely Ferreira Tramujas, casada  com o médico Dr. Jorge Tramujas, residente em Curitíba e também muitos netos. Entre os muitos cumprimentos que seu Vitoca e dona Lilia vão receber, juntamos os nossos, extensivos a toda a família, com votos de perenes feIicidades pela feliz efeméride. (03/04/65)


...E na Três Barras de 1955: VISITANTES ILUSTRES: Canoinhas recebeu no dia 28 de junho passado,  a visita do senhor Juscelino Kubitschek, ilustre candidato do Partido Social Democrático à Presidência da República, acompanhado de eminentes personalidades, entre as quais destacamos os senhores Ivo D'Aquino, Saulo Ramos, Orty Magalhães Machado e João ColodeI. Foram recepcionados pelas autoridades locais, dirigentes do PSD e PTB, e outras pessoas. Após ligeiro comício realizado na Praça Lauro Müller, prosseguiram sua excursão, em direção a vizinha cidade de Porto União.  Embora a grande curiosidade de conhecerem o ex-Governador Mineiro, foi muito pequena a assistência, cerca de 150 pessoas, incluindo caravanas de Papanduva. (02/07/55).

Nenhum comentário: