sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Ao saudoso Grupo dos 11"

Aquele que for pesquisar um pouco mais sobre Três Barras, encontrará a história de onze homens, que ficaram conhecidos como "O Grupo dos 11".
Assim como os "Três Mosqueteiros" eram quatro, os onze, eram doze.
Contavam eles com a liderança de Cyríaco Felício de Souza e juntos, trabalharam incansavelmente pelo mesmo ideal:a emancipação política de Três Barras.
         A maioria das reuniões aconteciam noite adentro, na padaria do seu Cyríaco.
Muitas foram as cartas enviadas aos Presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, solicitando recursos ao distrito que anseava pela sua emancipação.
O Grupo dos 11 era formado por:
  • Pedro Merhy Seleme, Pedro Flores, Pedro Arbus dos Santos, João Bedretchuk, João Batista Pacheco, Emiliano Uba, Ricardo de Oliveira, Carlos Schrann, Boleslau Polanski, Alfredo Soares e José Ivã da Costa. 
E o sonho se tornou realidade, quando em 23 de janeiro de 1961, Três Barras passou a ser mais um Município a compor o Estado de Santa Catarina.
Por trás de toda cidade, há sempre nomes ilustres e uma história a ser contada.Três Barras deve ao Grupo do 11, um pouco da sua história.
      Agora, em 2011 estamos comemorando os 50 anos da Emancipação Política.




Cyríaco Felício de Souza - Líder do Grupo dos Onze.

Ele nasceu na Praia Brava (Itajaí - SC) em 1888.Por volta de 1910 passou a trabalhar na Empresa Lumber em Três Barras.Logo foi trabalhar como ajudante de padeiro, na padaria da dona Bina.Mais tarde, ele e um amigo compraram essa padaria.Durante a vida toda, Cyríaco foi padeiro e trazia consigo a chama da política, sempre lutando por melhorias no Distrito de Três Barras.Católico fervoroso, era amigo dos padres e dos bispos.Batalhou muito pela construção da Igreja Matriz "São João Batista".



ASSIM ESCREVEU CYRÍACO FELÍCIO DE SOUZA:


EM DEFESA DO MEU IDEAL: Há 16 anos trabalho para que Três Barras tenha sua emancipação política e econômica - tenho prova disso com os boletins feitos naquela época, alertando a  população. De 1919 a 1923, trabalhei numa Cia. de Engenharia tendo como Diretores Dr. Antônio Pinheiro Filho e outros engenheiros. Naquela ocasião tive a oportunidade de conhecer todos os Distritos, vi como viviam sem progresso. Depois que os Distritos foram transformados em Municípios,  progrediram e floresceram e Blumenau nada perdeu; ao contrário, depois da desmernbração, a administração de ·Blumenau pode melhor ser feita e os novos Municípios criados, passaram a dar maior renda para o Estado, advindo daí, bem estar para as populações dos novos Municípios. Escolas foram criadas e a população foi aumentada. Hoje, como todos conhecem os Municípios outrora Distritos, que estão todos independentes com vida própria e em situação econômica previlegiada. Todos os que se opõem a criação de novos Municípios, ou são ignorantes ou maus patriotas, porque com a criação de novos Municípios, não se faz ofensa a ninguém e nem se atrasa o progresso de nenhuma cidade. Criar Município é engrandecer um Estado, é dar valor a iniciativa, é aproveitar a inteligência do homem que quer emancipar-se, que quer progredir sozinho. Eu nada mais sou do que um humilde operário. Nada quero no novo Município de Três Barras. Quero apenas compreensão dos homens que sabem ler e escrever, dos patriotas. Não quero entendimento com os homens que atrasam o progresso de um Município, Estado ou Nação, somente porque estão presos a compromissos políticos. Quem quiser conversar comigo sobre as possibilidades do Distrito de Três Barras que em futuro próximo será Município, que venha à minha residência. Continuo sendo o mesmo homem e lutarei· pela independência de Três Barras até os meus últimos dias na terra. Três Barras, 12 de janeiro de 1957 - Cyriaco Felicio de Souza. (publicado em 19/01/57)



Desabafo: Como é lindo o anoitecer em Três Barras.

(Cyriaco Felício de Souza – 14/02/1960)

 Há pouco tinha desaparecido o astro-rei. Já as sombras da noite desciam sobre este rincão de nossa Pátria. As crianças brincavam alegremente pelas ruas. Moças e rapazes, passeavam alegremente, muitos de mãos dadas. Meninos e muitas meninas corriam alegres de bicicletas. Velhos e velhas também passeavam, respirando este ar puro do anoitecer: alguns tristes, outros alegres, porque a vida é assim mesmo a todos.

As vacas voltavam do campo, mugiam e vinham ao curral a procura de sua prole. Alguns cavalos também vagavam pelas nossas ruas, porque aqui tudo tem vida.

Nesta hora apareceu a lua cheia, com seus raios prateando tudo que ficava embaixo deste céu azul, que é o de nossa Pátria, dando mais alegria e romance a tudo isto. Sento a porta de minha tenda de trabalho, eu aprecio como é linda esta natureza que Deus nos deu...

...mas que muitas vezes os homens de má vontade transformam em sofrimento para a pobre humanidade. E, lembrando-se também, deste rincão que é a nossa Três Barras, que sempre tem vivido abandonada, desprezada e perseguida dos homens, que por possuírem um pouco de poder na mão, poder este dado pelo povo, e achando que por saber algumas letras mais que os outros, podem tornar-se orgulhosos e envaidecidos, só pensando na grandeza; não lembrando que quando se morre, nada se leva e que com orgulho nada se cons­trói.

Mesmo assim a população de Três Barras vive altaneira, alegre e disposta a toda sorte de sofrimentos que passou e passa, mas não esmorece. Assim meu povo tresbarrense, na vida tudo passa e o nosso dia chegará, para o bem estar e felicidade de todos. Como é lindo o anoitecer em Três Barras! (27-2-60). 










Pedro Merhy Seleme

  Pedro Flores

Pedro Arbus dos Santos


Emiliano Uba

João Bedretchuk

João Batista Pacheco

Ricardo de Oliveira

Carlos Schrann

Boleslau Polanski


 Alfredo Soares



José Ivã da Costa

Se você gostou deste Blog, escreva para mim.É sempre bom ouvir a opinião dos visitantes.
(zezinho0484@gmail.com)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Visite o Museu Municipal"


                   

  A reforma no espaço do Museu Municipal, é sem dúvida uma ação que merece cumprimentos.Considerado o cartão postal de Três Barras, o local que recebe muitos visitantes durante o ano, já vinha há tempo necessitando de manutenção no telhado, nas paredes, etc.
O museu está instalado na antiga Estação Ferroviária, cuja data de inauguração foi 1916.Durante décadas a fio, num tempo em que não haviam outros meios de transportes, o trem teve os seus dias de glória e o seu destaque.
       Nas tardes de domingo, toda a  comunidade se reunia na Estação, para ver a chegada do trem das 17 horas.A Estação foi local de trabalho e  também serviu de residência para várias famílias de ferroviários.
Aqui lembramos de algumas a partir dos anos 40 até meados dos anos 90:
Pedro Arbus dos Santos, Ione de Souza, Carlos Baysdorf, Jorge de Souza e Pedrinho Corrêa.
       Em 1997, a Estação abriu suas portas na condição  de Museu Municipal, abrigando um importante acervo histórico que nos leva a conhecer as origens da nossa comunidade.


Antiga  Estação Ferroviária - Museu Municipal



Varanda do Museu

Museu Municipal de Três Barras.


O museu em vários ângulos.


Nos 50 anos de Três Barras, convidamos você para visitar o Museu Municipal.


Museu Municipal decorado para as festividades de Natal.

terça-feira, 15 de março de 2011

"Jucy Varella, cidadão escoteiro".

          Na noite do dia 11 de março , passado, a Câmara Municipal ortougou ao senhor Jucy Varella, o título de Cidadão Honorário de Três Barras.
Sendo natural de Tijucas, Jucy veio  para Três Barras ainda rapaz, na década de quarenta, para trabalhar na Empresa Lumber.
Excelente desenhista, era muito requisitado para decorar os salões para os bailes de carnaval.Pessoa de espírito jovem, idealista, fundou o primeiro Grupo Escoteiro da cidade:o Grupo Tiradentes.
    Com o fechamento da Lumber, Jucy trabalhou no Instituto Nacional do Pinho (IBAMA).De lá, saiu para Caçador, onde foi montar e organizar o Parque Florestal de Taquara Verde.Nos anos 60, foi eleito prefeito de Caçador.

                                    Foto: Jucy Varella recebendo o título de Cidadão Honorário.

A homenagem a Jucy Varella, foi uma indicação do vereador Gerson Eduardo de Souza e contou também com a participação do Grupo Escoteiro "Kaigang Norte", cujo chefe José Roberto Pedro, presenteou o homenageado com um lenço do escotismo.

                                           Foto: José Roberto Pedro e Jucy Varella.

No período em que residiu em Três Barras, Jucy contribuiu em todos os sentidos para o bem estar da comunidade, fosse na política, nos esportes ou no lazer em geral.
Aqui conheceu Irene Dalmann, com quem se casou e teve a filha Janine.
     Às vésperas de completar 86 anos de idade (aniversaria em 12 de março) recebeu como presente de Três Barras, esta honrosa homenagem.
Sem dúvida, uma noite de gala, para uma personalidade tão ilustre.

                           Foto:Vereadores e Autoridades junto ao homenageado.

                                      Foto:Escoteiros prestando a sua homenagem.

                                 Foto: O advogado Jota cumprimenta o homenageado.

                                                      Foto: Os amigos de Jucy Varella.


                                                       Foto: Familiares de Jucy Varella.

                                          Foto: Vereador Gerson Eduardo de Souza.

Jucy  Varella, na juventude.

Jucy Varela viveu durante muitos anos na cidade de Canoinhas, Três Barras, Caçador e Itapema-SC. (11/03/2011)

Um pouco mais sobre Jucy Varella:

Juci Varella: Festejará amanhã a passagem de seu aniversário natalício, o sr. Juci Varela, funcionário da Lumber. Moço inteligente, fino desenhista e hábil datilógrafo. Coração bem formado, trabalhador e honesto, dedicado ao esporte e à sociedade, à Família e à Pátria. Comunicativo e independente, angariou por estes predicados grande círculo de amigos bons e sinceros.  Amanhã é o seu grande dia, sequência de uma meninice que foi penosa, mas hoje mocidade radiosa divisando futuro promissor. Correio do Norte que o tem em grande conta, apresenta-lhe sinceros parabéns.(11/03/1948).


Escoteiros em Três Barras: Juci Varella: fundou em Três Barras, um grupo de escoteiros em franco progresso, contando já com 16 meninos. Contam-nos que já fizeram dois bivaques e diversas aulas teóricas em sua caverna. No dia 23, dia do escoteiro e dia de São Jorge, haverá uma festinha íntima. As patrulhas da Águia e do Morcego, são chefiadas pelos monitores Frederico Bales, Ney Tabalipa, Claudinor Pinto e Zigmundo Jenzura. (08/04/1948).

 

Escoteiros em ação! Com grande entusiasmo reuniram-se os escoteiros locais, cavalheiros, senhoras e senhoritas da nossa sociedade no dia 23 (dia dedicado ao escotismo universal). Ao nobre grupo deram o nome de Grupo Escoteiro Tiradentes, em homenagem ao mártir da independência. Foi eleita e empossada a seguinte diretoria: Presidente – José de Almeida Pereira, Secretária – Cora Kunzel, Tesoureiro – Francisco Jenzura, Comissão de propaganda – João Slobodzian, Hilda Muller, Nadir Tavares, Pedro Jenzura, Marta Kalempa, Hermenegildo Pinto, Ferez Mansur e Lizandro Tabalipa. Chefe escoteiro: Jucy Varella. (20/05/1948).


Acampamento dos Escoteiros: Prosseguido no programa traçado, para as atividades deste, o G. E. Tiradentes, de Três, Barras, acampou dois dias da semana passada na Fazenda Pardos. Durante esses dias desenvolveu-se interessante torneio entre as patrulhas, com exercícios de sem aforas, nós, construção de abrigos, etc.

Pede-se aos interessados em formar Grupos de Escoteiros, que se comuniquem com o "Tiradentes", pois, sua chefia dará com prazer informes sobre o movimento. (10/06/1948).


Jeanine Varela:

Hoje 21 de outubro, Jeanine Varela comemorará o seu segundo aniversário. Encantadora e travessa, Jeanine que é os cuidados do casal Juci e Irene Varela, residente em Três Barras. Vai ser muita felicidade.

Atividades do Grupo Escoteiro Tiradentes: Prosseguem com alegria e bom proveito as atividades da A. E. Tiradentes, de Três Barras, durante este ano. Diversos escoteiros, a maioria, conta com poucas provas, mas receberam o distintivo de 2a. classe. Nos dias 6 e 7 do corrente, realizaram no klm. 206 da estrada de rodagem São Mateus – Três Barras, um acampamento com a participação de todos os escoteiros. Dormindo em barracas feitas com seus próprios recursos.

Viagem – prêmio: A Patrulha do Cão, da Associação de Escoteiros Tiradentes, venceu o torneio inter-patrulhas. Como prêmio, os seus componentes viajarão a Curitiba, e ali se hospedarão na séde do Grupo de Escoteiros do Mar. Os lobinhos também foram premiados, isto é, os componentes da Matilha Vermelha, que demonstraram melhor atividade durante a competição. (18/11/1948).

 

JUCY VARELLA: Visitou-nos o nosso particular amigo Sr. Jucy Varella, atualmente residente em Caçador, onde dirige um Posto do Instituto Nacional do Pinho (em Taquara Verde). Jucy Varella é filho de Guilherme Varella, ex-redator desta folha e também um de seus fundadores. Estando em visita aos seus amigos e parentes, aproveitou a ocasião para saber da época da realização da 2ª Exposição da Erva-Mate, e oferecer seus préstimos para o brilhantismo da mesma. Em 1953, Jucy Varella foi o decorador da exposição, tendo o seu trabalho ultrapassado as nossas fronteiras e sido fator do sucesso da exposição daquele ano. Correio do Norte, cumprimenta desejando-Ihe feliz estada em nossa cidade. (16/02/57

Um talentoso  cidadão: Jucy Varella convidado pela Diretoria  da Associação Rural, aceitou a incumbência de decorar e desenhar a 2ª Exposição da Erva-Mate. Seu trabalho ultrapassou todas as expectativas, pois além de pintar e desenhar todos os stands, ainda cooperou em todos os setores da Exposição, oferecendo suas ideias e sugestões que foram de grande valia para o êxito do certame.

Sua capacidade de produção levada a efeito nos trabalhos de construções e decorações, ainda contou com a sua  inteligência, causa principal do sucesso dos pavilhões industriais e de toda a Exposição. Tudo que atacava, fazia-o de rijo. (23/11/57)


Jucy Varella eleito prefeito de Caçador: O canoinhense, sr. Jucy Varela, filho do saudoso jornalista, Guilherme Varela, que militou por muitos anos neste semanário, vem de ser eleito por uma diferença de 330 sufrágios, Prefeito do importante município de Caçador. O jovem conterrâneo, radicado naquele município já há uns dez anos, disputou o pleito pela legenda da União Democrática Nacional. Na oportunidade, enviamos  ao novo edil caçadorense, os melhores votos de um governo fecundo e realizador. (16/10/65)