domingo, 29 de dezembro de 2024

"Nossa história em documentários"

 A história de Três Barras - SC já foi contada e recontada muitas vezes, em livros, artigos de jornais e também em documentários em vídeo. Uma história que chama a atenção em grande parte, devido a presença dos norte-americanos com sua gigantesca serraria "Lumber", no início do século passado.

   No popular Canal Youtube, há alguns documentários sobre a nossa Três Barras e que muitas vezes passam despercebidos pelo público.

Para quem desejar saber um pouco mais da história da Lumber e do município de Três Barras, vou indicar os seguintes documentários:

1º - "Três Barras, a sua história" (lançado em 2024): é um ótimo documentário que traz depoimentos do escritor Pedro Pacheco, do artista Augustinho e de outras pessoas da comunidade. Pedro Pacheco é também o autor do livro "A história de um nome". Uma produção bem completa, com belas imagens e que merece a atenção de todos.




2º "O aço e a madeira": ( 2015  ) é um documentário que mostra cenas gravadas dentro da área da antiga Lumber (hoje CIMH) e conta com o depoimento da senhora Estacha Ferreira, que na época estava com 90 anos. Tem um bom nível de pesquisa e informações e vale a pena assistir.




3º "Um pé de quê?" (2002). Produzido pelo Canal Futura e contando com a apresentação da atriz Regina Casé, o documentário sobre a árvore de nome imbuia, abordou a relação da Lumber com a madeira. A equipe do programa "Um pé de quê?" filmou na mesma época em Canoinhas, o documentário sobre a erva-mate.


Apresentadora Regina Casé.

4º "Lembranças da Lumber": (2012) era um trabalho escolar realizado por um grupo de alunos do Ensino Médio (EEB General Osório) e que contou com a colaboração de pessoas da comunidade. Numa linguagem mais simples, também procurou passar a sua mensagem na preservação da memória local.


5º "A lumber por elas": (2014) também era um trabalho escolar realizado por outros alunos a nível de Ensino Médio. Dessa vez os alunos se concentraram mais em depoimentos de algumas senhoras tresbarrenses: Abigail Bishop, Charlotte de Souza, Amene e Neca Uba. A peculiaridade dos depoimentos é muito rica, porque ficamos sabendo de detalhes que raramente estão nos livros que falam sobre a Lumber. É um trabalho bem interessante.


Professora Abigail Pacheco Bishop.





6º "A escola e a história": (2022) também realizado por alunos e professores, é um pequeno documentário que conta sobre fatos da história de Três Barras relacionados à Escola General Osório (a mais antiga da cidade). A escola que completou 85 anos de atividades neste ano de 2024, é um referencial para muitas pessoas que nela estudaram ou trabalharam.


Enfim, todos os documentários tem o seu valor. Sejam eles mais simples ou mais produzidos, o importante é o interesse na valorização da nossa história.