segunda-feira, 14 de maio de 2018

"Rigesa, um futuro promissor".

      Quando a empresa Lumber foi realmente extinta e o Exército passou a fazer uso de todas as instalações, isso lá em 1952, Três Barras que ainda era distrito de Canoinhas, estava meio perdida, sem destino e com um futuro incerto.Em 1956 surgiu um novo investimento norte-americano: a Rigesa.Montou logo de chegada um Departamento Florestal, oferecendo vários empregos e comprando terras para plantios do pínus, os quais eram chamados de pinheirinho americano.
        Em 1970 deu-se início à construção da fábrica de papel, oferecendo muitos empregos para a população local.Também vieram muitas famílias de outras regiões do Estado.Para as famílias tresbarrenses da época, a Rigesa representava a esperança num futuro promissor.Foi em março de 1974 que a primeira carga de bobinas de papel fabricada pela Rigesa em Três Barras, passou desfilando diante da prefeitura ,na principal rua da cidade.

Na rua da prefeitura, o desfile dos caminhões com as primeiras bobinas de papel. 


Os primeiros no alto do caminhão: José Felício de Souza (Juca) prefeito na época e seu vice Amilton Pazda. (março de 1974).

 Breve histórico da Rigesa em Três Barras - SC.

Placa sempre presente no Departamento Florestal.

3 comentários:

jess disse...

Boa noite,
estou a procura de documentos dos meus antepassados, um deles foi Miguel Horski, vocês sabem se existiria no museu da cidade ou em algum arquivo histórico?

desde já agradeço

José disse...

Bom-dia amigo.Obrigado por visitar o blog sobre a LUMBER. Sim, me lembro do seu avô Miguel que morava no bairro Vila Nova.Foi por mais de 40 anos um grande ortopedista.Pessoas de outras cidades vizinhas, vinham em busca dos seus serviços.Era um médico verdadeiro.Faz muito tempo que ele faleceu e a casa foi vendida.Eu sabia que ele tinha sobrinhas em Canoinhas (aqui bem perto.As professoras Anete e Ivete).Conheço bem o novo proprietário da casa e se quiser, posso obter mais informações.No museu de Três Barras não vi nada a respeito dele.Talvez haja algum registro nos velhos livros dos funcionários da Lumber.Isso tem lá.Vamos nos comunicar via e-mail.Anote o meu: zezinho0484@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.