segunda-feira, 17 de março de 2014

"A Três Barras de ontem e de hoje".

     Dias atrás, assistindo a um antigo filme produzido pelos Estúdios Disney em 1966, me senti como se estivesse vivendo na antiga Três Barras dos anos 60. O filme "Nunca é tarde para amar", tem sua história centrada num Grupo de Escoteiros, numa pequena cidade norte-americana.A história começa lá nos anos 30 e chega até os anos 60.O filme retrata bem o que eram as cidades interioranas, naquela época.
     Em Três Barras também houveram Grupos de Escoteiros: "Tiradentes", comandado por Jucy Varella e mais tarde, outro grupo sob os cuidados de Víctor João Braz (Pinene).Tudo o que o filme nos mostra, aconteceu igual, aqui na nossa cidade.O elenco é formado por Fred MacMurray e Vera Miles, tendo a preciosa participação de Kurt Russel, ainda garoto.É um filme muito bonito, o qual todos os escoteiros deveriam assistir.Enfim, é o filme dos escoteiros.


 Filme: "Nunca é tarde para amar" (1966).
 O chefe escoteiro.


Kurt Russel, o garoto rebelde. 

A vida mostrada nesse filme, era bem parecida com o que vivemos e presenciamos na nossa pacata Três Barras dos anos 60 e 70.Tempinho bom, dos amigos, da simplicidade e de uma época em que o pouco  tínhamos era de grande valor.

           Relembramos aqui a travessia entre Três Barras e o Estado do Paraná através do rio negro, que durante muitos anos era feita pela balsa.Para atravessar o rio, pagava-se um certo valor.Para pessoas era um preço, para carros e carroças era outro e para caminhões de carga, era bem mais caro o transporte da balsa.

Foto: Balsa que pertenceu a Firmino Pacheco.

    A inauguração da ponte só aconteceu em 26 de outubro de 1969, durante o governo do prefeito Pedro Merhy Seleme.No estado de Santa Catarina o governador era Ivo Silveira e no Paraná era Paulo Pimentel.Ambos governadores estiveram presentes na solenidade.
Foto: Prefeito de São Mateus do Sul e Paulo Pimentel (à esquerda). Prefeito Pedro Merhy Seleme e Ivo Silveira (à direita).

        Do Grupo Escolar "General Osório" saiu um desfile cívico em direção à ponte para prestigiar o ato de inauguração de uma obra tão anseada pelos tresbarrenses.

Foto: Almoço no campo de futebol da Rigesa (fundos da rua XV de novembro).

      Por ser uma data festiva, o prefeito ofereceu um almoço a todos os tresbarrenses, no campo de futebol da Rigesa.Para chegar até esse campo, atravessávamos uma pequena ponte de madeira sobre o riozinho.

Foto: Ponte ligando Três Barras ao estado do Paraná (49 anos de existência).

A juventude dos anos 70 reunida na Sociedade União Operária.