sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Ao saudoso Grupo dos 11"

Aquele que for pesquisar um pouco mais sobre Três Barras, encontrará a história de onze homens, que ficaram conhecidos como "O Grupo dos 11".
Assim como os "Três Mosqueteiros" eram quatro, os onze, eram doze.
Contavam eles com a liderança de Cyríaco Felício de Souza e juntos, trabalharam incansavelmente pelo mesmo ideal:a emancipação política de Três Barras.
         A maioria das reuniões aconteciam noite adentro, na padaria do seu Cyríaco.
Muitas foram as cartas enviadas aos Presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, solicitando recursos ao distrito que anseava pela sua emancipação.
O Grupo dos 11 era formado por:
  • Pedro Merhy Seleme, Pedro Flores, Pedro Arbus dos Santos, João Bedretchuk, João Batista Pacheco, Emiliano Uba, Ricardo de Oliveira, Carlos Schrann, Boleslau Polanski, Alfredo Soares e José Ivã da Costa. 
E o sonho se tornou realidade, quando em 23 de janeiro de 1961, Três Barras passou a ser mais um Município a compor o Estado de Santa Catarina.
Por trás de toda cidade, há sempre nomes ilustres e uma história a ser contada.Três Barras deve ao Grupo do 11, um pouco da sua história.
      Agora, em 2011 estamos comemorando os 50 anos da Emancipação Política.




Cyríaco Felício de Souza - Líder do Grupo dos Onze.
Ele nasceu na Praia Brava (Itajaí - SC) em 1888.Por volta de 1910 passou a trabalhar na Empresa Lumber em Três Barras.Logo foi trabalhar como ajudante de padeiro, na padaria da dona Bina.Mais tarde, ele e um amigo compraram essa padaria.Durante a vida toda, Cyríaco foi padeiro e trazia consigo a chama da política, sempre lutando por melhorias no Distrito de Três Barras.Católico fervoroso, era amigo dos padres e dos bispos.Batalhou muito pela construção da Igreja Matriz "São João Batista".


Pedro Merhy Seleme

  Pedro Flores

Pedro Arbus dos Santos


Emiliano Uba

João Bedretchuk

João Batista Pacheco

Ricardo de Oliveira

Carlos Schrann

Boleslau Polanski


 Alfredo Soares



José Ivã da Costa

Se você gostou deste Blog, escreva para mim.É sempre bom ouvir a opinião dos visitantes.
(tioze.artes@bol.com.br)